Hospital e Maternidade São José | Itabaiana-SE | (79) 3432-2502

INÍCIO • SOBRE • SERVIÇOS

SERVIÇOS

Atendimento as Urgências

Para o atendimento às urgências e emergências obstétricas, a toda região do agreste do Estado, a unidade mantém-se em pleno funcionamento durante as 24 horas do dia, nos sete dias da semana, com médicos plantonistas nas especialidades de obstetrícia, pediatria e anestesiologia, atendendo à demanda espontânea da população da região. Aos casos que lhe forem encaminhados, durante o ano de 2018, foram atendidas na urgência desta maternidade 2131 mulheres que chegaram a nossa unidade sem programação nem agendamento, de forma espontânea, encaminhada de forma referenciada pelos serviços de Saúde dos Municípios e SAMU, provenientes de vários municípios circunvizinhos, e que foram acolhidas para a realização de exames no setor de admissão e pré-parto, sendo medicadas, ficando em observação até 24 horas, e depois sendo encaminhadas para a residência ou para outros hospitais.



Ambulatório Pós-Natal

Com o objetivo de incentivar o aleitamento materno exclusivo (AME) até o sexto mês, o HMSJ, deverá disponibilizar o serviço de atendimento médico pediátrico e de enfermagem para todos os recém-nascidos que mamarem exclusivamente no peito, os quais serão agendados a partir da alta da puérpera, garantindo o atendimento integral ao neonato até o sexto mês. No ano de 2018, foram atendidos no ambulatório desta maternidade 2702 crianças.



Banco de Leite Humano

Trata-se de um serviço especializado obrigatoriamente vinculado a um hospital materno ou infantil, que será disponibilizado pela contratada para ser o responsável pela promoção do incentivo ao aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade de colostro, leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição, sob prescrição do médico ou de nutricionista. No ano de 2018 foram realizadas 2.262 coletas, e pasteurizados 3.294 litros de leite materno.



Serviço de apoio e diagnóstico (SADT)

O serviço de apoio e diagnóstico estão disponibilizados para a central municipal de regulação, de acordo com os quantitativos estabelecidos. No ano de 2018 foram realizados um total de 67761 exames de analises clinicas e de ultrassonografia, dentre este, foram também realizados exames em gestante encaminhadas pela atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde, dentro do programa de priorização e atenção ao pré-natal da Rede cegonha. Uma grande diversidade de itens de procedimentos patológicos é realizada mensalmente, dentre eles, gostaríamos de destacar os exames hormonais, que são realizados de forma terceirizada em grandes laboratórios no sul do país, pois requer a utilização de equipamentos de alto custo de aquisição, inviabilizando o retorno do investimento por existir um baixo volume de solicitações.

O laboratório do nosso hospital tem capacidade para um volume maior de exames, tendo em vista possuir uma estrutura relativamente boa e adequada às condições necessárias para a realização da maioria dos procedimentos patológicos, estando à disposição aparelhos modernos e precisos de hematologia e bacteriologia, assim como uma equipe de bioquímicos e técnicos capacitados para os serviços. Além disso, a unidade é acompanhada e acreditada, pois possui um selo de controle de qualidade sendo avaliado constantemente por uma empresa especializada no ramo.



Assistência Hospitalar

CLÍNICA OBSTÉTRICA

O Hospital e Maternidade São José, realizou durante o ano de 2018, 2498 partos normais, 863 partos cesarianos, e 476 intercorrências obstétricas, se deu por ameaças de aborto e curetagem pós-aborto, devido à necessidade do tratamento clínico nesta especialidade, tornando nestes casos uma significativa contribuição desta unidade hospitalar no processo de acompanhamento das gestantes junto aos programas municipais de saúde da mulher no pré-natal, combatendo de forma definitiva os casos de morte uterina durante o período gestacional, visando diminuir cada vez mais os índices de mortalidade materno-infantil da região, apesar de ser um tipo de procedimento que acarreta prejuízos à instituição pelo baixo valor de remuneração na tabela do SUS.

Todos os procedimentos realizados atenderam a uma demanda espontânea e referenciada pela atenção básica do Município, e dentre elas se destacam os partos realizados de pacientes provenientes do Município de Itabaiana, e de outros municípios circunvizinhos da região agreste do Estado de Sergipe, e até de fora do Estado como é o caso do Estado da Bahia e Alagoas.

Todos os procedimentos realizados e apresentados foram devidamente auditados pelo auditor da Secretaria Municipal de Saúde antes desta apresentação.


CLÍNICA PEDIÁTRICA

No ano de 2018, pelo sistema Único de Saúde, esta unidade de Saúde internou um total de 317 pacientes nas especialidade pediatria (recém-nascido) que nasceu nesta maternidade, para tratamento clínico pediátrico em nossa Unidade de Recém-Nascido de Risco, com os mais variados casos, como por exemplo, baixo peso ao nascer, icterícia, e outras enfermidades, logo após ao nascimento dos bebês, sendo gerado os internamentos após a alta da mãe do puerpério.


CLÍNICA CIRÚRGICA

Durante o ano de 2018, pelo Sistema Único de Saúde, esta Unidade de Saúde atendeu em regime de hospitalização, um total de 3266 pacientes que foram submetidas às cirurgias nos mais variados códigos de procedimentos, sendo processadas pelo sistema SIHD2-SUS, atendendo assim uma demanda referenciada pelos serviços da Rede Municipal de Saúde de Itabaiana e Municípios adjacentes, evitando deslocamentos e a busca por internações hospitalares nas Instituições de Saúde da capital do Estado, uma prática comum de todos os pacientes necessitados de intervenção cirúrgica, residentes no interior há poucos anos atrás, mas que hoje, uma nova realidade é exposta não em sua totalidade, porém a maior parte dos casos cirúrgicos de médio porte tem a sua execução em unidades como o Hospital e Maternidade São José numa cidade do interior de Sergipe, sob todas as condições essenciais e adequadas de estrutura hospitalar.


CLÍNICA MÉDICA

No ano de 2018, foram internados para tratamento clinico neste hospital, 60 pacientes, cuja a grande maioria para o tratamento de doenças do peritônio e de outras doenças nesta especialidade.

A qualidade tem sido considerada como um elemento diferenciador no processo de atendimento das expectativas de clientes e usuários dos nossos serviços, assim este hospital busca sempre manter uma estrutura adequada aos padrões exigidos pelos diversos órgãos normatizadores desta conduta médico-hospitalar, dada a sua missão essencial em favor do ser humano, preocupando-se com a melhoria permanente da qualidade de sua gestão e assistência de tal forma a conseguir uma integração harmônica das áreas médica, tecnológica, administrativa, econômica, assistencial e, se for o caso, das áreas de docência e pesquisa, tudo isso deve ter como razão última a adequada atenção ao paciente.